Ciências Informáticas
Gestão e Administração
Produção Agrícola e Animal
Silvicultura e Caça
FORMAÇÃO NÃO FINANCIADA
MAMAOT
PRODER
Formação não financiada
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural
INVESTIMENTO NA CULTURA DO AMENDOAL

Número de Horas
16

Data de Início
12/12/2016

Data de Fim
13/12/2016

Horário
Dias da Semana 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00

Local de Formação
Centro de Desenvolvimento Económico - Ninho de Empresas de Ferreira do Alentejo
Parque Industrial, Lote 24, Sala de formação

7900-571 FERREIRA DO ALENTEJO
formacao.forumflorestal@gmail.com

Contacto
963434307

Coordenador(es)
Zulmira Maria Gonçalves Campelo

Voltar     Increver

Área de Formação
Produção Agrícola e Animal

Objectivo Geral
Capacitar técnicos projetistas, promotores e outros agentes que pretendam investir na cultura do amendoal, designadamente em novos sistemas de produção, possam adquirir conhecimentos técnicos e científicos, visitar áreas de amendoal e simular a elaboração de um projeto de amendoal.

Conteúdos Programáticos
- Sistema Intensivo e SuperIntensivo: objetivos e componentes do modelo; porta-enxertos; novas variedades; sistema de condução e poda; desenho da plantação; evolução da plantação; poda; colheita; produções e custos estimados.
- Visita de estudo a um amendoal em sistema superintensivo (Fundação Eugénio de Almeida) e em sistema Intensivo (a confirmar).
- Análise de rentabilidade nos sistemas intensivo e superintensivo.

Formadores
António Pedro Duarte da Mota Cardoso
Licenciado em Engenharia Zootécnica e Mestrado em Apoios Financeiros ao Investimento nas Explorações Agrícolas em Portugal pela Universidade de Évora. Foi 23 anos técnico do IFADAP e DRAN  na avaliação e análise de projetos. Experiência como formador em várias entidades formadoras, quer a agricultores nas áreas dos incentivos nacionais e comunitários quer a técnicos nas áreas da Politica Agrícola e na elaboração de projetos no âmbito da agricultura e pecuária. Durante 17 anos foi técnico de grau II na Unidade de Incentivos da Região de Entre Douro e Minho no IFADAP na análise técnica, económica e financeira de projetos de investimento na agricultura e pecuária dos programas PAMAF, AGRO e VITIS.Durante 7 anos foi técnico superior na divisão de avaliação e análise de projetos em Braga, na análise técnica, económica e financeira de projetos de investimento na agricultura, pecuária e agroindústrias financiados pelo PRODER, acompanhamento e controlo dos financiamentos e pagamentos, emissão de pareceres técnicos e económicos. Atualmente exerce atividade de consultor, formador e projetista nesta área.
Foi o formador das 13 edições do curso de “Elaboração de Projetos de Investimento Agrário” (EPIA), para técnicos, tendo obtido a avaliação média de 4,6 valores na escala de 1 a 5.


Manuel Lopez Otus
Licenciado em Engenharia Agronómica. Director coordenador da Empresa AGROMILLORA em Portugal e Andaluzia há mais de 10 anos. Esta empresa, com sede em Barcelona, iniciou a sua atividade em 1986, sendo hoje uma entidade de referência a nível mundial na produção de plantas e em Know-how técnico, hoje conta com laboratórios especializados em micropropagação e propagação in vitro. Manuel Lopez tem efetuado um percurso muito enriquecedor ao nível do amendoal, sendo um dos maiores especialistas desta área a nível internacional.


Joana Margarida Gomes Pires
Licenciada em engenharia técnica florestal, presentemente a exercer funções de técnica/consultora em explorações de amendoal e nogueiral intensivo, ao serviço da empresa NOGALTEC INGENIEROS SL; com sede em Espanha e detentora de um vasto leque de clientes na Península Ibérica, bem como, Turquia, Moldávia, Irão, Austrália, entre outros.
Iniciou a sua atividade profissional há cerca de 14 anos, a maior parte dos quais dedicados à cultura do amendoal. Neste campo, foi responsável pela maior exploração de amendoal da Europa, localizado, no Baixo Alentejo. Dentro do sistema intensivo de amendoal é possuidora de grande experiência com variedades americanas de casca mole (non-pareil, fritz, butte e padre, etc), bem como variedades europeias de casca dura (guara e marcona).
Atualmente, tem a seu cargo a assistência técnica das pequenas e grandes explorações de amendoal Intensivo, com novas variedades de amêndoa e contato habitual com grandes empresas comercializadoras do produto, em todo o mundo.