Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • Área de Formação

    Ciências Informáticas

  • Objectivos Específicos

    1. Refletir sobre o papel e funções do Formador no Referencial da Qualidade da Certificação/ DGERT.
    2. Cumprir os requisitos do referencial de qualidade da certificação no que se refere ao processo de conceção (planos de sessão e suportes pedagógicos).
    3. Reconhecer práticas e métodos adequados na conceção de planos de sessão e outros suportes pedagógicos, segundo o referencial de qualidade da certificação

  • Conteúdos Programáticos

    A) Papel e funções dos Formadores no Referencial da Qualidade da Certificação/ DGERT (Anexo II da Portaria nº208/2013, 26 de Junho).
    B) Análise de Kits Pedagógicos: Planos de Sessão (análise de métodos, técnicas e atividades pedagógicas); Manuais de Formando e outros RTP’s (critérios pedagógicos).

  • Avaliação

    No último dia vai-se realizar avaliação de reação para definir a satisfação perante o curso, o alcance dos objectivos da sessão e avaliação dos conhecimentos adquiridos.
    Ao longo da formação (avaliação contínua) é realizada uma avaliação de aprendizagem e comportamento (AC).
    Na Avaliação de aprendizagem são avaliados os seguintes critérios:
    • Participação Ativa (colocação questões, tirar apontamento e expressão de opiniões criticas e fundamentais e gerar opiniões);
    • Impacto de formação (evolução do perfil entrada com o perfil de saída );
    • Resultados Alcançados (trabalhos individuais e de grupo);
    • Conhecimento técnico global.
    Na avaliação comportamental são avaliados os seguintes itens:
    • Interesse Demonstrado;
    • Responsabilidade;
    • Sociabilidade e Integração no Grupo;
    • Capacidade de comunicação;
    • Pontualidade;
    • Assiduidade.

Manifestar interesse